Género
Eixo
Mostrar mais
Formato
Mostrar mais

Chloe

Chloe é uma das maiores empresas de moda e perfumes do mundo. Conhecendo a elegância e exclusividade de todos os seus produtos, não surpreende que Paris tenha sido a cidade que deu origem a essa grande empresa e sua criadora, Gaby Aghion.

Exaltar a feminilidade através da simplicidade, liberdade e leveza sempre foi o caminho seguido por este titã da moda.

Histórico da marca

Gaby Aghion (1921-2014) era uma imigrante egípcia que chegou a Paris em 1945 de sua terra natal, Alexandria. O triunfo dessa grande mulher se deve ao seu caráter visionário em termos de produtos e como o mercado funciona.

Em 1945, a tendência em Paris era produzir alta costura: roupas de alta qualidade, feitas à mão e sob medida para os poucos que podiam pagar por esse luxo, que, na época, logo após a Segunda Guerra Mundial, eram muito poucos. Ocorreu ao jovem Gaby que poderia ser criada uma linha de moda de alta qualidade, mas adaptada à realidade do mercado .

Em 1956, no Café de Flore em Paris, Gaby Aghion apresentou sua primeira linha de roupas . Desde então, a marca parisiense só cresceu. Uma das chaves para esse crescimento é que Gaby Aghion sempre soube detectar talentos nas pessoas e se cercou dos melhores profissionais. Um dos nomes próprios nesse sentido é Karl Lagerfeld.

Karl Lagerfeld, nascido em Hamburgo em 1933 e foi considerado uma das costureiras mais influentes da segunda metade do século XX. Desde que foi nomeado diretor de design em 1965, muitas personalidades do momento, como Grace Kelly ou Brigitte Bardot, começaram a ter a assinatura.

Embora, no início dos anos 80, ele tivesse uma pequena passagem pela Chanel, Lagerfeld era essencial para Chloé capturar a essência da cultura pop e conseguir manter Chloé onde ele merecia. Após a partida definitiva do designer alemão, chegou a Stella McCartney , filha do falecido Paul McCartney.

McCartney era uma aposta arriscada, uma vez que era uma estranha no mundo da moda. No entanto, ele sabia como impor sua personalidade e ser respeitado. Ele moldou a empresa à sua maneira, com bons resultados, até que decidiu em 2001 criar sua própria marca.

Desde Stella, houve um tempo em que apenas costureiras britânicas se destacavam como diretores de design da Chloé . Especificamente, existem três nomes para destacar neste início de século: Hannah McGibbon, Clare Waight Keller e Natacha Ramsey-Levi.

Curiosidades de Chloé

Como curiosidade relacionada à marca, podemos destacar a cunhagem do termo francês prêt-à-porter (pronto para usar). Esse termo decorre da nova tendência da moda que substituiu a alta costura pela produção de moda em larga escala.